Sunday, June 22, 2014

Disputa de imóvel em Carrupeia

O Conselho Municipal de Nampula acusa o Comité de Zona da Frelimo do Bairro de Carrupeia de se ter apoderado de um imóvel em que funciona a sede social daquela unidade territorial para transformá-lo em sua sede política.
O presidente do Conselho Municipal de Nampula, Mahamudo Amurane, visitou o local no domingo para se inteirar dos factos, prometendo depois recorrer aos meios legais para solução da disputa.
O sector de Comunicação e Imagem do Conselho Municipal distribuiu um comunicado de Imprensa esta semana referindo que, para além de ter sido notificada a Polícia da República de Moçambique (PRM) sobre o sucedido, o assunto foi igualmente encaminhado à Direcção do Partido Frelimo a nível da cidade de Nampula para os devidos procedimentos.
Na óptica do edil de Nampula, as sedes sociais dos bairros são pertença do Conselho Municipal, daí que não podem ser utilizados como espaços para o exercício da actividade política.
Porém, o primeiro-secretário da Frelimo na cidade de Nampula, Leonel Namuquita, não confirma a alegada “tomada” do imóvel por membros do seu partido, mas assegurou-nos que aquela infra-estrutura foi construída com recurso a contribuições dos membros da Frelimo, muito antes do início do processo de municipalização no país.
“Estamos a trabalhar para esclarecer de forma concisa este assunto, mas o que lhe garanto é que aquela casa foi construída pelo Comité de Zona de Carrupeia, muito antes do início da municipalização no país”, disse Namuquita.
As sedes sociais dos bairros são locais onde as comunidades procuram os serviços dos secretários de bairros, especialmente na emissão de declarações para diversos fins, funcionamento dos tribunais comunitários, entre outras tarefas.
Recentemente as novas autoridades do Conselho Municipal de Nampula procederam à substituição dos secretários dos bairros que trabalhavam em coordenação com o anterior Governo Municipal do Partido Frelimo por alegada falta de confiança política por parte do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), actualmente no poder no município de Nampula.
Fonte: Jornal Notícias - 19.06.2014

No comments: